quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


 Cristãos, Vinde Todos
Católicas

Cristãos, vinde todos, com alegres cantos. 
Oh! Vinde, oh! Vinde até Belém. 
Vede nascido, vosso rei eterno.

Oh! Vinde adoremos, Oh! Vinde adoremos, 
Oh! Vinde adoremos o salvador!

Humildes pastores deixam seu rebanho
e alegres acorrem ao rei do céu. 
Nós, igualmente, cheios de alegria.

O Deus invisível de eterna grandeza, 
sob véus de humildade, podemos ver. 
Deus pequenino, Deus envolto em faixas!

Nasceu em pobreza, repousando em palhas. 
O nosso afeto lhe vamos dar. Tanto amou-nos!
Quem não há de amá-lo?


A SAGRADA FAMILIA


 

Espiritualidade
____________________________________________________________
 A Sagrada Família

Para muitos, no dia 26 de dezembro o Natal já passou e a vida retorna às atividades normais. A Igreja, no entanto, observa uma Oitava do Natal até o 1° de janeiro (seguindo a prática judaica de 8 dias de celebrações) e um período de Natal estendido até dia 6 de janeiro, A Festa da Epifania (atualmente celebrada no domingo entre 2 e 8 de janeiro).
No domingo entre o Natal e 1° de janeiro, a Igreja celebra a Sagrada Família. Esta festa é especialmente importante hoje, quando muitas famílias enfrentam lutas e desafios para viver sua Fé.

A Família de Belém é o reflexo mais puro da Santíssima Trindade, que ¯ não nos cansaremos de repetir com João Paulo II ¯ “não é uma solidão, mas uma família, já que traz em si mesma a paternidade, a filiação e a essência da família, que é o amor”. Por isso também se chamou a Jesus, Maria e José “a Trindade da terra”. E um dos clássicos castelhanos pôs-lhes o título de “os Três Sóis”.





Temos em nossas missas a canção que diz “que bom seria se as mães fossem Maria e os pais fossem José... e se a gente parecesse com Jesus de Nazaré”. A Sagrada Família é nosso modelo, nossa lição de vida familiar: respeito mútuo, diálogo, compreensão e união, oração: nessa família se está reunido no amor de Deus, e aí Ele reina.

Na Sagrada Família, Jesus é o Sol dos sóis: a Luz do mundo!

A Virgem Maria é um sol que ilumina sem ofuscar, sem fazer milagres na terra, limita-se a ser Mãe. Assim como dá a luz o seu Filho em Belém, no Calvário dá à luz o seu filho espiritualmente a todos nós, que somos irmãos do seu Filho, tornando-se, na figura de João, a Mãe de cada um de nós.
José, homem escolhido desde a eternidade para ser o patriarca da Família do Filho de Deus, e de todos os filhos de Deus que por dom gratuito somos, é um homem justo no sentido bíblico da palavra, isto é, santo, cheio de graça santificante e de todas as virtudes necessárias para cumprir perfeitamente a sua missão de pai adotivo de Deus feito carne. Ele é um sol de justiça, que brilha sem magoar os olhos: sempre escolhe ¯ livremente, prontamente e com iniciativa ¯ o que se lhe apresenta como a Vontade de Deus, por mais sacrifícios que lhe custe.

Quando esses três Sóis brilham numa família, essa família resplandece. Reina nela uma comunhão delicada de pessoas que exclui a solidão, essa falta de luz, de carinho e de paz. Na terra, a luz não se difunde sem tropeçar com obstáculos. Os Três Sóis conheceram essas trevas...Mal nasceu o Sol dos sóis, começou a perseguição dos poderes das trevas, culminando com a Paixão e morte de Jesus na Cruz. Mas a luz ia por dentro.Nunca faltou o sentido de orientação, a plena confiança na Providência divina, a consciência de que, no meio e por meio de todos os horrores e vilanias, o Deus Uno e Trino é o Salvador da humanidade.

Quem acolher na sua vida a luz dos Três Sóis não terá de temer nenhuma escuridão, porque essas trevas só poderão ser temporárias e externas. Os Três Sóis gostam de habitar no espaço íntimo dos corações, mais do que na superfície do mundo. Chegará o dia em que ¯ como diz a Escritura ¯ a cidade não necessitará nem de sol nem de lua para o iluminar, pois será iluminada pela glória de Deus e a sua luz será o Cordeiro(...). Não haverá noite ( Apoc 21,23-25).



Fonte: Os Três Sóis, de Antonio Orozco.
http://www.santissimavirgemaria.com.br/espiritualidade.html