domingo, 22 de maio de 2011

DOGMAS DE NOSSA SENHORA.

Olá, hoje vou trazer um assunto referente a Maria, que todos que amam maria precisa saber.
Espero que voce ache útil... pois tude que se refere a nossa maezinha é muito importante para o nosso crescimento espiritual e fortalecer nossa fé.



Dogmas da Igreja Católica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja Católica

Portal sobre o Cristianismo


Na Igreja Católica Romana, um dogma é uma verdade absoluta, definitiva, imutável, infalível, inquestionável e absolutamente segura sobre a qual não pode pairar nenhuma dúvida  . Uma vez proclamado solenemente, nenhum dogma pode ser revogado ou negado, nem mesmo pelo Papa ou por decisão conciliar   Por isso, os dogmas constituem a base inalterável de toda a Doutrina católica  e qualquer católico é obrigado a aderir, aceitar e acreditar nos dogmas de uma maneira irrevogável 
Os dogmas têm estas características porque os católicos romanos confiam que um dogma é uma verdade que está contida, implicita ou explicitamente, na imutável Revelação divina ou que tem com ela uma "conexão necessária"  . Para que estas verdades se tornem em dogmas, elas precisam ser propostas pela Igreja Católica diretamente à sua fé e à sua doutrina, através de uma definição solene e infalível pelo Supremo Magistério da Igreja (Papa ou Concílio ecuménico com o Papa   e do posterior ensinamento destas pelo Magistério ordinário da Igreja. Para que tal proclamação ou clarificação solene aconteça, são necessárias duas condições:
o sentido deve estar suficientemente manifestado como sendo uma autêntica verdade revelada por Deus 
a verdade ou doutrina em causa deve ser proposta e definida solenemente pela Igreja como sendo uma verdade revelada e uma parte integrante da fé católica 
Mas, "a definição dos dogmas ao longo da his­tó­­ria da Igreja não quer dizer que tais ver­dades só tardiamente tenham sido re veladas, mas que se tornaram mais cla ras e úteis para a Igreja na sua progres­são na fé"  Por isso, a definição gradual dos dogmas não é contraditório com a crença católica de que a Revelação divina é inalterável, definitiva e imutável desde da ascensão de Jesus.
Os mais importantes dog­mas, que tratam de assuntos como a Santíssima Trindade e Jesus Cristo, "fo ram definidos nos primeiros concílios ecuménicos; o Concílio Vaticano I foi o último a definir verdades dogmá­ti cas (primado e infalibilidade do Papa)". As definições de dogmas "mais recentes estão a da Imaculada Conceição [...] (1854) e da Assunção de Nossa Senhora [...] (1950)" 


  1Ensinamentos dogmáticos da Igreja Católica
1.1 Perpétua Virgindade de Maria
1.2 Mãe de Deus
1.3 Imaculada Conceição da Virgem Maria
1.4 Assunção da Virgem Maria


2 Outras doutrinas

2.1 Maria é a Mãe de todos os cristãos
2.2 Medianeira
2.3 Co-Redentora
2.4 Rainha do Céu
2.5 Reparações à Virgem Maria






2.6 Títulos







http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogmas_da_Igreja_Cat%C3%B3lica







  •  
    •  



Nenhum comentário:

Postar um comentário