sábado, 28 de maio de 2011

Imaculado Coração de Maria – a virtude da sabedoria em Nossa Senhora, Sua inteligência e Sua vontade

 www.google.com.br

O coração é o símbolo da alma da pessoa. Simboliza também as cogitações de sua mente.


Agora, Nossa Senhora foi concebida sem pecado original. Ela é imaculada porque nunca pecou. Portanto, suas cogitações, ou seja, seu Coração é Imaculado, porque tudo aquilo que procede de uma pessoa imaculada é sem mácula.


Dizer que o Coração de Maria é Imaculado, marca uma diferença abismática entre Ela e as demais pessoas! É que nós somos concebidos no pecado original.


Por causa disso, por mais que subamos na vida espiritual, mesmo assim será preciso estar combatendo e vencendo esses impulsos maus até o fim da vida, porque sempre teremos impulsos maus. Impulsos dos quais não teríamos culpa precisamente porque lhes negaríamos toda e qualquer adesão de nossa vontade, e os detestaríamos.


Um exemplo temos com Santo Afonso Maria de Ligório: Bispo, Doutor da Igreja, fundador de uma Ordem religiosa, a Congregação dos Redentoristas. Ele sofria tão tremendas tentações contra a pureza, até depois de idoso. Com mais de oitenta anos, caminhando em cadeira de rodas, ainda as tentações contra a pureza constituía uma verdadeira dificuldade para ele. Embora fosse castíssimo, ele tinha o impulso da impureza.






Com Nossa Senhora nada disso acontecia. Nela nenhum impulso era mau. Todos os impulsos eram conformes à razão, e todos movimentos da razão eram inspirados pela graça. De maneira que nEla tudo era harmônico, tudo era perfeito, e tudo estava continuamente voltado para o bem.


Quando falamos do Imaculado Coração de Maria queremos caracterizar este fato de uma pureza tal que, com relação a qualquer virtude, Ela não tinha o menor pendor para o mal. Ela nunca teve o menor pendor e a menor inclinação para o mal.


Agora, o que vem a ser a sapiencialidade do Coração de Maria?


O Coração de Maria é fonte inesgotável de amor. Interceda a Ela as graças que necessita. Veja aqui como acender uma vela em honra ao Seu Imaculado Coração


Coração Sapiencial é o Coração cheio de sabedoria. Sapientia, em latim, se traduz para o português como sabedoria. Mas o que vem a ser propriamente a sabedoria? E porque o Imaculado Coração de Maria é um Coração Sapiencial? O que quer dizer Coração Sapiencial?


A virtude da sabedoria é aquela virtude que nos faz ver as coisas pelos seus aspectos mais elevados. Por causa disso também nos faz ver as coisas a partir de uma maravilhosa unidade. E quanto mais nós vamos analisando o universo pelos seus aspectos elevados, tanto mais as nossas considerações vão se ajuntando umas às outras, umas às outras, até atingir o ponto extremo, que é Deus, Ser absoluto, infinito, perfeito, eterno, que jamais poderá sofrer nenhuma alteração, que se basta perfeitamente a Si mesmo, e que é o Criador, o Modelo e o fim de todas as coisas.


A consideração de todas as coisas enquanto representando a Deus e enquanto feitas para servirem a Deus, esta concepção das coisas por onde elas são vistas pelo seu mais alto aspecto – quer dizer, pelo seu aspecto deiforme, porque o mais alto aspecto de qualquer coisa é o por onde essa coisa mais se parece com Deus Nosso Senhor – esta consideração faz com que a mente tenha uma unidade admirável, uma coerência extraordinária, nada de contradição, nada de dilaceração, nada de hesitação. Mas tenha certeza, fé, convicção, coerência, firmeza, desde os mais altos princípios até as menores coisas.


Esta é a fisionomia moral da pessoa verdadeiramente católica: coerente em tudo, porque tudo nela provém das mais altas cogitações do espírito. Quer dizer, das cogitações que se ancoram em Deus Nosso Senhor.


A sabedoria enquanto virtude da inteligência é isto. E enquanto virtude da vontade ela é uma disposição firme da vontade de seguir o que a inteligência entende e nos mostra. Portanto, a sabedoria enquanto virtude da vontade é o fazermos, inabalavelmente e firmemente, aquilo que é o nosso dever.

http://www.adf.org.br/home/2011/05/imaculado-coracao-de-maria-–-a-virtude-da-sabedoria-em-nossa-senhora-sua-inteligencia-e-sua-v


Nenhum comentário:

Postar um comentário