sábado, 7 de junho de 2014

ALMA DE DEUS




LIVRO : "ALMA GLORIOSA DE MARIA"

ORAÇÕES:

 V. Ó Deus, vinde em meu auxílio. 
R. Ó Senhor, apressa-te em ajudar-me. 
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
R. Como era no princípio, é agora, e sempre .  Amen.

  Invocação ao Divino Espírito Santo
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: Ó Deus que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de suas consolações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém                            

Oferecimento
Maria Santíssima, nossa Rainha, nossa Mãe e nosso tudo, eis-nos prostrados, humildemente, aos vossos pés, em união com os anjos e santos do céu e com os justos da terra, para vos consagrar todos os dias deste mês, especialmente o dia de hoje.
Nós vos oferecemos, como se só a nós pertencessem, as flores, as virtudes, as orações, os sacrifícios e demais exercícios de piedade, que, por toda a terra, vos são oferecidos pelas almas que vos veneram. Oferecemo-vos os cânticos e louvores que no céu e na terra se entoam, neste mês, em vossa honra. Mas é principalmente o amor das criaturas que vos amam, que nós vos oferecemos, como se saísse só do nosso coração. Também nos entregamos, inteiramente, a vós: os nossos sentidos, o nosso corpo, a nossa memória, a nossa inteligência, a nossa vontade, o nosso coração. Aceitai, ó Mãe querida, a oblação de vossos filhos.
Em troca, vos pedimos que nos alcanceis humildade, pureza e concentração, para que, contemplando, por instantes, a vossa alma gloriosa, a nossa alma se torne semelhante à vossa. Fazei que compreendamos e vivamos esta verdade: que toda a nossa glória deve vir, como a vossa, da nossa alma, purificada e unida a Deus N. S. — Anjos e Santos, ajudai-nos a nos transformar, por Maria, em Jesus Cristo. Assim seja.

 

Segue-se a leitura do dia do livro 
"A Alma Gloriosa de Maria"
Capítulo I

ALMA DE DEUS

É o seu título mais glorioso!
Depois da humanidade santíssima de Jesus Cristo, nada de mais belo, nem de mais perfeito saiu das mãos criadoras de Deus, do que a alma gloriosa de Maria.
É a sua magnífica obra prima, na qual se revê toda a adorável Trindade.

Se todas as almas, como todas as coisas, são de Deus, sendo por Ele criadas, nenhuma o é, como a alma santíssima de Nossa Senhora. Que é de Deus de um modo todo especial. Pois habitava, desde toda a eternidade, na ideia de Deus, vivia no coração de Deus, em vista de sua predestinação. Por isso a Santa Igreja põe nos lábios de Maria Imaculada, as profundas palavras da Sabedoria: “O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos... antes que criasse coisa alguma... Ainda não havia abismos e eu estava já concebida; ainda as fontes das águas não tinham arrebentado, ainda se não tinham assentado os montes sobre a sua pesada massa, antes de haver outeiros, era eu dada à luz... Quando Ele preparava os céus, eu me achava presente... quando sustentava pendentes os fundamentos da terra, estava eu com Ele regulando todas as coisas, e cada dia me deleitava, brincando, em todo o tempo, diante Dele, brincando na redondeza da terra...” (Pv 8). Eis a eternidade da alma gloriosa de Maria na mente divina!
Que de mais belo se poderá dizer? Objeto de predileção do divino amor: brincando todo o tempo diante Dele, na linguagem deliciosa da Escritura. Por isso a ela diz o Senhor, de modo especial: Eu te amei, com um amor eterno! (Jr 31, 3). Quem poderá conceber a beleza desta alma ao sair da mente do Criador, que a ideara, engrandecera, ornara desde o princípio! Era realmente uma alma, por excelência, de Deus!
E Dele, o pecado original não a separou, nem sequer por um instante. E, muito menos, pecado pessoal algum. Pelo contrário, crescendo, de momento em momento, a graça santificante na alma de Maria, crescia, de momento em momento, também, a sua dependência beatifica de Deus. Estava sempre com Ele. O que fez exclamar o Arcanjo S. Gabriel, extasiado: Salve, ó Maria! O Senhor está convosco! (Lc 1, 28).
E foi sempre assim durante toda a sua vida. Por isso pôde ela revelar a Santa Brígida, que nunca teve no mundo outro pensamento, outro desejo, outra alegria, senão Deus. Santo Afonso de Ligório, escreveu, comentando esta verdade: “Sua alma bendita estava sempre ocupada em contemplar a Deus”. E São Pedro Damião: “Semelhante à águia real, conservava sempre os olhos fixos no Sol divino”. E a Ven. Maria de Sales Chappuis: “A alma da Virgem se ocupava com bem poucas coisas; uma só a movia: agradar a Deus N. S”. — Oh! Alma de Deus! É o seu título mais glorioso! Por isso os Santos a imitaram. S. Francisco de Assis, que exclamava: “Meu Deus e meu tudo”. Sto. Inácio de Loyola: “Recebei, Senhor, a minha memória, entendimento e vontade; só quero o vosso amor”. E Santa Teresa: “Só Deus me basta!”
A nossa alma foi, também, criada por Deus e para Deus, que, com um amor eterno, a amou também. Entretanto, como vivemos nós afastados Dele... pelo pecado, pela ingratidão, pelo esquecimento... Entregamos, continuamente, às paixões, ao mundo, ao demônio, esta alma que devera ser só de seu Criador. Destruímos, assim, desgraçadamente, o fundamento da santidade e da felicidade, que é a nossa dependência voluntária de nosso Deus e Senhor.
Ó Maria — alma de Deus — alcançai-nos a graça de, em nossos pensamentos, palavras e obras, termos sempre em vista a Deus, nossa Origem e nosso Fim, e de vivermos, deste modo, inteiramente Nele e para Ele. Assim seja!


Ladainha de Nossa Senhora

Senhor, tende pidedade de nós
Cristo, tende pidedade de nós
Senhor, tende pidedade de nós
Cristo, ouvi-nos
Cristo, atendei-nos
Deus Pai do céu, tende piedade de nós
Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós

Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, 
Santa Virgem das virgens, 
Mãe de Cristo,
Mãe da Igreja
Mãe da divina graça, 
Mãe puríssima, 
Mãe castíssima, 
Mãe sempre virgem,
Mãe imaculada, 
Mãe digna de amor, 
Mãe admirável, 
Mãe do bom conselho, 
Mãe do Criador, 
Mãe do Salvador, 
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável, 
Virgem poderosa, 
Virgem clemente, 
Virgem fiel,
Espelho de perfeição, 
Sede da Sabedoria, 
Fonte de nossa alegria, 
Vaso espiritual, 
Tabernáculo da eterna glória,
Moradia consagrada a Deus, 
Rosa mística, 
Torre de Davi, 
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores, 
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Rainha dos Anjos, 
Rainha dos Patriarcas,
Rainha dos Profetas,
Rainha dos Apóstolos,
Rainha dos Mártires,
Rainha dos confessores da fé,
Rainha das Virgens,
Rainha de todos os Santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao céu,
Rainha do santo Rosário,
Rainha da paz.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós, santa Mãe de Deus.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo


 O “Lembrai-vos” de S. Bernardo

Lembrai-os, ó piissima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, ó Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de vós me valho, e gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas suplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amen.

Do Livro: A Alma Gloriosa de Maria - Frei Henrique G. Trindade, O.F.M. - 1937 - segunda edição


Nenhum comentário:

Postar um comentário